segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Raízes da Depressão

Toda pessoa viciada no ressentimento vai se convencendo cada vez mais de que, obedece o mandamento de perdoar, é muito penoso. Essa é a ótica de Satanás. Na verdade, perdoar não é impossível, e muito menos, difícil. É a maneira mais fácil e barata de resolver os principais problemas e conflitos da vida. Difícil e extremamente doloroso é não perdoar.


11 – Freqüentemente te atitudes obstinadas e de rebelião aberta. Toda pessoa ferida desenvolve um orgulho muito forte. Feridas e orgulho são coisas proporcionais. As feridas se concentram, no orgulho, viabilizando a existência e influencia deste. O orgulho pode contaminar nossas decisões, sustentando a obstinação. Obstinação é insistir em uma decisão errada. É defender com diligência uma ação que ela saber ser incorreta com o intuito de se auto-justificar.

Aqui, entendemos a feitiçaria da rebelião. Só a ferida pode justificar esse tipo de insensatez. Lembro-me de um marido que vendeu seu carro pela décima parte do seu valor para prejudicar a sua ex-esposa... Ele preferiu perder, para que ela também fosse prejudicada.

12- Buscam más companhias com o intuito de se sentirem apoiadas em relação às suas feridas. Precisam de outras pessoas rebeldes e feridas para se sentirem encorajadas. (IJo.1:7; Pv.13:20). Essa Lei espiritual pode ser expressa da seguinte forma: os feridos se atraem

13 – Experimenta extremos no humor. Muitos felizes por alguns minutos e depois, terrivelmente mal humorados. A vida emocional totalmente instável, com altos e baixos. Irrita-se muito facilmente com qualquer imprevisto ou frustração. Dessa forma, pode tratar muito bem uma pessoa, como também, pode tratá-la extremamente mal. Depende da situação emocional no momento. Lembro-me de uma irmã da igreja que, poucos instantes depois de chamar o marido de “meu amorzinho”, dirigia-se a ele com atitudes de violência e até palavrões de baixo calão.

14 – Dado à maledicência. Toda pessoa amargurada tem sérios problemas com as suas palavras, Invariavelmente, da sua ferida, vão jorrar palavras irresponsáveis de condenação e difamação, sempre pelas costas. Ou seja, tem o habito de falar mal de pessoas ausentes. Suas opiniões em relação a pessoas, ou situações que nem conhece, são sempre negativas e amargas. Dessa forma, acaba contaminando muitos outros com a sua amargura (Hb.12:15).


Janaina Ritsuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário