Uma pessoa realizada é alguém que, não só discerniu seu destino implícito na sua própria natureza, como também desenvolveu uma paixão pelo que faz, ou seja, pelo que é e desempenha vocacionalmente. Uma vida empolgante não da o mínimo espaço que seja para a depressão se aproximar.
Alem da inteligência vocacional, não há como maximinizar a realização e minimizar a dor, sem uma ajuda d inteligência emocional. Para isso, é fundamental doar nosso nível de trabalho e desgaste na vida de forma saudável. O incremento da inteligência emocional proporciona bons relacionamentos e boa liderança. Uma pessoa com temperamento mais agressivo e arrojado pode normalizar essa índole e tirar vantagem dela, exercitando-se no domínio de si mesma, usando sua agressividade natural para cultivar a coragem.
Temos muitos exemplos de lideres bem sucedidos que possuíam índoles temperamentais diversas. Alguns efetuosos e tremendamente diplomáticos, como Ganghi, outros mais agressivos, como Martin Luther King, que tiveram coragem para enfrentar a violência dos opressores, e outros mais prudentes e recatados, como Nelson Mandela.
Prudência, coragem e diplomacia são ingredientes indispensáveis para o desenvolvimento de uma liderança realizadora. Quanto mais utilizarmos o medo inteligente (prudência), o amor inteligente (diplomacia) e a agressividade inteligente (coragem), mais realizados seremos, individual e coletivamente.
Janaina Ritsuri
Nenhum comentário:
Postar um comentário