quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Raízes da Depressão

CICLO DA CRISE EXISTENCIAL


Por sua vez, então, fica fácil concluir uma respectiva linha de ação que resulta em uma vida depressiva: Ignorância (DOM) – Negligencia – Passividade – Necessidade – Frustração – Depressão.

O ponto de partida é a ignorância. Você se lembra como a Bíblia chama Satanás? Ele é chamado o Príncipe das trevas. E o que é trevas? É a ausência da luz, que nos priva da verdade e da vida. Ou seja, trevas nada mais é que ignorância e falta de conhecimento. Satanás é o príncipe da ignorância. Onde existe ignorância, existe confusão e desordem. A primeira coisa a acender a luz. A organização sempre vem depois da educação. Com que armas Satanás mata, rouba e destrói? Ignorância, confusão e desordem.

Satanás é a fonte da desordem, da confusão e de toda a ignorância. Ele reina com ignorância. Se ele consegue manter você na ignorância, ele consegue dominar a sua vida. Ele é o príncipe das trevas, o príncipe da ignorância. Quando você é ignorante, então você é confuso. E quando você é confuso, então, você vive fora de ordem. Quando não enxergamos o nosso dom à luz dos propósitos divinos, tomamos o caminho do caos.

Na mesma proporção em que ignoramos nosso talento, iremos negligenciá-lo. Negligência é irresponsabilidade. Isso é o que Jesus conta sobre aquele homem que enterrou seu dom:

“Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e negligente...tirai-lhe, pois, o talento e daí ao que tem os dez talentos” (Mt.25:28).

A negligência vai atrofiando a alma, trazendo a passividade. A passividade mata a iniciativa, tornando a alma indolente e a mente preguiçosa. A passividade trás consigo a necessidade. Inevitavelmente, a frustração se instala e se alastra como um carcinoma emocional, produzindo a depressão, que pode ser definida como a alma em agonia de morte, uma existência sem nenhum tipo de anseio


Janaina Ritsuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário